quinta-feira, 15 de março de 2012


NO ACRE: VEJA A SAITUAÇÃO DA BR 364 NO TRECHO COMPREENDIDO ENTRE MANOEL URBANO E SENA MADUREIRA


Uma viagem pela BR 364 no trecho que liga Manoel Urbano a Sena Madureira, relata o medo, não só meu mais de muitas pessoas que precisam da estrada. Nela existem várias rachaduras laterais, que como já aconteceu, aproximadamente pelo Km  61, existem o risco de apartar, esses problemas, não existem em poucos lugares, mas sim em 15 (quinze) lugares, alguns deles não sinalizados, sem contar com as depressões e com o mato que toma conta da lateral da BR, impedido as vezes a visão de algumas palcas de sinalização.
Esse relato vai ser contado através de fotos retiradas por mim, com o meu celular, em umas das viagens que fiz há pouco tempo, mais precisamente dia 13.03.2012 de Manoel Urbano para Sena Madureira.
Após os meus seguidores e alguns internautas que acessam esse blog, verem as fotos, façam as suas conclusões e vejam a situação desse trecho da BR e se ela corre mesmo o risco de apartar e deixar boa parte da População do Acre isolada, e também, se o preço pago por ela foi justo, sendo que é um trecho novo e que foi entregue há pouco tempo; inclusive em alguns locais ainda existe sinalização de pavimentação provisória.
Vamos começar a viagem:
Quando você começa a viagem e passa pelo trevo (ou bola), Km 0, no começo da "Manga"(pedaço da estrada que dá acesso a BR 364), já existe um desmorronamento na Lateral Esquerda.( foto abaixo)
Quando você se aproxima do Balneário Sabor da Terra, Km 2, antes da primeira ponte(galeria), a segunda depressão, desta vez na lateral direita.(foto abaixo)
Seguindo a viagem, agora entrando na BR 364, quando você espera ver uma asfalto de boa qualidade; encontra uma espécie de "asfalto frio" e muitos buracos. (foto abaixo)
 No Km 22, mais um desmorronamento ao lado esquerdo, (foto abaixo)

No Km 28, mais um desmorronamento do lado esquerdo; (foto abaixo)
Quinhentos metros depois(28,5 Km),  mais um desmorronamento do lado esquerdo; (foto abaixo)
Agora o desmorronamento é no Km 32,8, e outra vez do lado esquerdo; (foto abaixo)
Km 34,3, mais um desmorronamento, dessa vez do lado direito; (foto abaixo)

No Km 36, mais um desmorronamento; esse merece duas fotos, pois existe o alerta de "máquinas na pista", só que eu não consegui vê; (fotos abaixos)
No Km 40,3 um desmorronamento que já foi consertado, corre o risco de desabar mais uma vez, tanto que ainda está sinalizado, mesmo com as placas só no local; (foto abaixo)
Duzentos metro depois( Km 40,5), outro desmorronamento, que já chega quase a metade da rodovia; e mais uma vez a placa adverte: "máquinas na pista", de novo não consgui vê as máquinas; (foto abaixo)

No Km 47,1, mais uma vez duas fotos, uma pra você vê a falta de sinalização e a outra pra você vê o desmorronamento de perto; (fotos abaixos)
Km 60,2 de novo duas fotos, uma para você me ajudar e tentar encontrar as máquinas na pista e a outra para vê o desmorronamento de perto; (foto abaixos)
Quinhetos metros depois, no Km 60,7, foram preciso três fotos. Finalmente encontrei as máquinas na pista, só que estavam paradas e não tinha ninguém por perto; vale ressaltar que nesse local da BR já aconteceu de apartar e  fizeram um conserto provisório e não tinha ninguém trabalhando, como dizia a placa; (fotos abaixos)


No Km 63, mais duas fotos; na primeira, a imagem do desmoronamento que já chega na metade da BR, e na segunda foto, você vê que a outra metade da rodóvia já está muito comprometida, tendo apenas uma pequena parte da BR para circulação; (fotos abaixos)

Chegamos ao Km 69 e último local de desmorronamento na lateral da estrada, como você vê na foto a erosão é grande, chegando a danificar o meio fio da pista, além de não ter sinalização alguma informando; (foto abaixo)
São 15 locais em que existe o risco de apartar a estrada, em média a cada 5,73 km, um perigo da estrada apartar.
As placas de sinalizações que indicam perigo a 300, 150 metros (fotos abaixos), estão espalhadas por quase toda a rodovia, e deveriam além desses alertas, conter um outro com a frase; "PERIGO DE DESMORRONAMENTO EM TODA A ESTRADA".

Como relatei acima, o mato invade a lateral da rodovia e dependendo da posição, muitas vezes você não consegue ver a sinalização; (fotos abaixos)



Ainda existem também algumas palcas que sinalizam a advertência para animais selvagens (A-36), mais os únicos animais que vemos pela rodovia, são animais domésticos. (fotos abaixos)

Obs: Essas medições de quilometragens são todas aproximadas e podem existir variações e são contadas de Manoel Urbano para Sena Madureira

DO  BLOG DO GILBERTO MONTEIRO - 15.03.2012

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